terça-feira, 4 de setembro de 2007

Caetano Veloso [1972] Transa



Intérprete: Caetano Veloso
Álbum: Transa
Ano: 1972
Selo/Gravadora: Philips
Nº de catálogo: 6349 026

* Gravado em Londres, durante o exílio do cantor.

Ficha técnica original
Produzido por Ralph Mace
Arranjos: Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa
Criação do discobjeto: Álvaro Guimarães (Verbo)
Planejamento gráfico: Aldo Luiz
Fotos: Deca, Ricardo Lisboa e Juca Gonçalves


Depoimento à Marcia Cezimbra
Caetano Veloso

Chamei os amigos para gravar em Londres. Os arranjos são de Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa. Não saíram na ficha técnica e eu tive a maior briga com meu amigo que fez a capa. Como é que bota essa bobagem de dobra e desdobra, parece que vai fazer um abajur com a capa, e não bota a ficha técnica? Era importantíssimo. Era um trabalho orgânico, espontâneo, e meu primeiro disco de grupo, gravado quase como um show ao vivo. Foi Transa que que me deu coragem de fazer os trabalhos com A Outra Banda da Terra. Tem a Nine out of Ten, a minha melhor música em inglês. É histórica. É a primeira vez que uma música brasileira toca alguns compassos de reggae, uma vinheta no começo e no fim. Muito antes de John Lennon, de Mick Jagger e até de Paul McCartner. Eu e o Péricles Cavalcanti descobrimos o reggae em Portobelo Road e me encantou logo. Bob Markey e The Wailers foram a melhor coisa dos anos 70. Gosto do disco todo. Como gravação, a melhor é Triste Bahia. Tem o Mora na Filosofia, que é um grande samba, uma grande letra e o Monsueto é um gênio. Me orgulho imensamente deste som que a gente tirou em grupo.

Jornal do Brasil – 16/05/91



1.
You Don't Know Me
(Caetano Veloso)
Participação: Gal Costa
2. Nine Out Of Ten
(Caetano Veloso)
3.
Triste Bahia
(De Mattos / Caetano Veloso)
4.
It's a Long Way
(Caetano Veloso)
5. Mora na Filosofia
(Monsueto)
6. Neolithic Man
(Caetano Veloso)
Participação: Gal Costa
7.
Nostalgia (That's What Rock'n Roll Is All About)
(Caetano Veloso)
Participação: Gal Costa

PARTE 1
PARTE 2

Nenhum comentário: